(C) Time Out

(C) Time Out

Como Embaixador de Portugal no Japão, quero transmitir a minha visão para o que será o meu mandato como representante máximo do Estado português neste país.

A primeira mensagem é obviamente dirigida à nossa comunidade portuguesa e luso-descendente. Os portugueses e portuguesas que escolheram o Japão para seu local de residência, quer por motivos profissionais, de estudo, ou outros, representam o melhor de Portugal. Esta comunidade é o motivo que nos leva a procurar melhor servir os nossos concidadãos e o nosso País.

Neste ponto, é o meu enorme prazer anunciar que a Embaixada terá novas instalações a partir de 1 de janeiro de 2023. Cumpre-se, assim, um sonho de várias décadas para que o nosso País e a nossa comunidade disponham de um edifício digno do relacionamento de séculos entre Portugal e o Japão. No novo espaço, que será moderno e funcional, estaremos em condições prestar todos os serviços necessários e de forma integrada.

A nova Embaixada será uma montra do nosso #portugalmodernoecompetitivo.

A segunda mensagem destina-se às autoridades e povo japonês. A evolução da situação internacional e as transformações das nossas próprias sociedades impelem-nos a procurar novas colaborações e a renovar os nossos laços de amizade e respeito mútuo. Por essa razão, será minha prioridade avançar de forma ambiciosa e abrangente todas as valências das relações luso-nipónicas, incluindo as político-diplomáticas, económicas, culturais, linguísticas, e científicas, entre outras.

Poderão contar comigo e com a equipa desta Embaixada para continuarmos a estreitar os contactos e cooperação entre Portugal e o Japão.

Para acompanhar as nossas atividades, poderão seguir no Twitter a minha página (@vitorsereno7) e a da Embaixada (@PortugalinJapan), e também no Facebook.

Vítor Sereno

25 de outubro de 2022


Nota biográfica

Vítor Sereno é natural de Coimbra, onde nasceu há 52 anos.

É Licenciado em Direito (área jurídico- económica) pela Universidade de Coimbra e Mestre em Business Communication pelo Instituto Superior de Comunicação Empresarial. Foi Advogado da sociedade Castanheira Neves e Consultor Fiscal na KPMG Portugal.

Diplomata de carreira, desde 1997.

É desde 8 de março de 2022 Embaixador de Portugal no Japão.

Anteriormente desempenhou as funções de Embaixador de Portugal no Senegal e não residente na Costa do Marfim, Guiné-Conacri, Gâmbia, Burquina Faso, Libéria e Serra Leoa, entre 3 de setembro de 2018 e 30 de janeiro de 2022.

Desempenhou também as funções de Cônsul-Geral de Portugal em Macau e Hong Kong, com a categoria de Chefe de Missão de março de 2013 a setembro de 2018. Diplomata de carreira desde 1997 serviu na Guiné-Bissau, Argentina, Alemanha e Holanda, nestes dois últimos países como Cônsul-Geral de Portugal. Foi ainda Chefe de Gabinete do Ministro Adjunto e dos Assuntos Parlamentares, do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas e do Secretário-Geral do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Foi professor convidado do Instituto Superior de Comunicação Empresarial onde ministrou a cadeira de Comunicação Pública e Política. Foi também professor convidado na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias tendo dado aulas ao Mestrado em Diplomacia e Relações Internacionais.

No ano de 2008, foi galardoado pelo júri da Academia Internacional de Protocolo pela execução e planeamento da Cerimónia de Assinatura do Tratado de Lisboa, ocorrida em 13 de dezembro de 2007, no Mosteiro dos Jerónimos. No ano de 2013, foi considerado “Personalidade do Ano” pela Associação de Jovens Empresários Portugal-China” e em 2019 ganhou o Prémio “Francisco de Melo Torres”, atribuído pela Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa (CCIP) para o diplomata económico do ano. É o primeiro Embaixador alumni da Universidade de Coimbra.

Tem a Grande Cruz da Ordem do Mérito atribuída por Sua Excelência o Presidente da República, a Comenda da Ordem do Leão atribuído pelo Presidente da República do Senegal, o Título Honorífico de Prestígio atribuído pelo Governo da R.A.E. de Macau e a Comenda da Ordem de Mérito da República Federal da Alemanha. Tem 4 louvores governamentais.

É casado e tem um filho. Nos seus tempos livres anda de mota, pratica futebol e padel.

  • Partilhe